Fundada como um importante porto espanhol em 1533, a cidade de Cartagena das Índias – que é considerada um patrimônio mundial da UNESCO – permanece praticamente imaculada por trás dos altos muros de pedra, que um dia protegeram o coração da cidade contra ataques estrangeiros.
Estrategicamente aninhada ao lado do Caribe, Cartagena é uma das jóias da Colômbia, país que tanto sofreu com o cartel do narcotráfico, comandado por Pablo Escobar. Desde a sua morte em 1993, a economia colombiana cresce consideravelmente, caracterizando-se como a quarta maior da América Latina.
Com verões eternos, Cartagena é uma das cidades mais charmosas que já visitei, mas ao contrário do que todos pensam, não é nela que encontrará as mais belas praias com areia clara, águas azul-turquesa, rodeadas de palmeiras. Para conseguir esse cenário de filmes, é necessário entrar mar adentro e desbravar os arquipélagos.
Planejada em cinco pequenos bairros (El Centro, San Diego, Getsemaní, La Matuna e Bocagrande), a cidade exibe uma variedade grande de estilos que contrastam entre si.
A “Cidade Amuralhada” concentra a maior parte do hipnotizante cenário arquitetônico, que conta com mansões com fachadas vibrantes, vida noturna intensa, culinária radiante, ritmos latinos sedutores e, acima de tudo, a surpreendente hospitalidade!
Berço do realismo mágico do escritor Gabriel Garcia Marquez, a cidade respira romantismo com suas igrejas, praças, ruas de paralelepípedos e sacadas floridas.
“Amuse Bouche” | A chegada
Quando morei em Nova Iorque, meus amigos mais próximos eram colombianos, não necessariamente de Cartagena ou Bogotá, mas de Medellín e Cali. Isso despertou um enorme interesse em conhecer o país… o povo… o café… e os sabores exóticos. Aliás eram intermináveis as conversas sobre o passado colombiano – os “porquês” de deixar o país no final dos anos 90, suas belezas, riquezas e o futuro ao qual caminhava.
A Colômbia estava na minha gaveta de “must visit places” há mais de 10 anos e, finalmente, 2017 foi o ano em que apareceu aquela passagem com ótimo preço, via Lima e sem muitas horas de conexão.
Não tive muitos dias para planejar a viagem, ou melhor, não costumo planejar. Busco algumas referências, escolho os hotéis e nada mais… a partir dai, eu curto me perder pelas cidades a pé e descobrí-la a partir do meu ponto de vista. Passagens compradas, 15 diárias selecionadas entre Cartagena e Bogotá. “Próxima parada, Colômbia!”

Já próximo de pousar, com o anúncio do piloto, comecei a prestar atenção pela janela. Era final de tarde, o sol brilhava sobre as águas caribenhas e ao fundo eu enxergava grandes edifícios em uma península. Pensei, nossa: South Beach, Panama City?! Não, era o bairro de Bocagrande, com edifícios residenciais, praias, casinos e hotéis.
Ficou claro que estava no caribe ao pisar fora do avião, estava muito quente! Sem qualquer transtorno, peguei um táxi e segui para o hotel, localizado dentro da cidade amuralhada. Pelo percurso de 4,5 km – 15 minutos, nada impressionava, até que pude ter a primeira visão do muro alto de pedra – fiquei boquiaberto! Cansado após 11 horas de viagem, numa terça-feira de outubro, achava que iria apenas fazer meu check-in, descansar e aproveitar o hotel. Bom, não foi isso que aconteceu!
História, Estilo e Luxo do Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena
Eu já me hospedei em inúmeros hotéis luxuosos, mas esta propriedade realmente mereceu minha total atenção. É tão deslumbrante, e muito mais que apenas um lugar refinado, ele também é descontraído e foi muito além das expectativas.
De volta no tempo
Com localização privilegiada no bairro de San Diego – borda norte da cidade amuralhada – o edifício que abriga hoje o luxuoso Hotel Santa Clara, foi construído em 1621 para ser o “Convento de Santa Clara de Assis”- lar da ordem carmelita. Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, o hotel que possui pouco mais de duas décadas de funcionamento e proporciona um equilíbrio harmonioso entre o estilo colonial espanhol e o luxo francês da rede Sofitel.
Ao nível da rua, por trás do disfarce terracota nas paredes e uma porta arcada em mármore, revela-se um grande “atrium” com plantas tropicais, videiras e um poço na área central (símbolo de purificação no século XVI).
Após ser recebido pelo “Chef D’Or”, de branco da cabeça aos pés, e levado até a recepção para o check-in, fui apresentado ao meu mordomo que fez um passeio por esse encantador claustro histórico. Confessionários, antiguidades, portas eclesiásticas, salões recuperados à sua antiga glória, balas de canhão de ataques de piratas… inúmeras são as relíquias guardadas e inúmeras foram as pausas de apreciação durante minha estada neste hotel que oferece luxo absoluto.
Muito mais que um edifício antigo, o Santa Clara tem sido parte integrante da história de Cartagena por quase 400 anos. Foi como me tornar um personagem narrativo desta história.

Sofisticação
Histórico ou não, em um hotel luxuoso, o que se espera é um alto nível de hospitalidade.
Hotéis cinco estrelas são muitos… mas cinco estrelas excepcionais são poucos. Fiquei preocupado em chegar ao hotel e encontrar um espaço antiquado, afinal, tratava-se de um Sofitel Legend (na mais recente lista da rede, cinco hotéis com propriedades seculares e listados como patrimônio cultural). Mas a partir do momento em que você entra neste marco histórico, a diferença é clara. O serviço está em um nível tão alto, e ao mesmo tempo sem formalidades, que encanta!
Todos os funcionários oferecem excelência no serviço e estampam um sorriso radiante. Embora radicado na orgulhosa história da cidade, o hotel não estacionou no tempo e oferece todas as conveniências do século 21.

Nas instalações, dois restaurantes que se classificam entre os melhores de Cartagena: o “El Claustro”, servindo cozinha internacional, e o tão famoso “1621”, oferecendo pratos regionais requintados com o toque francês. O hotel também conta com o “El Coro” – Bar/Lounge que situa-se sobre a antiga cripta.
Uma enorme piscina (maior da cidade velha), um spa, sauna e academia eram convidativos nos finais de tarde após os passeios pela cidade. Divididos entre as áreas “colonial” no convento e a “republicana” no hospital convertido, há 123 quartos, sendo 20 suítes, das quais 3 são inspiradas pelas obras dos grandes mestres colombianos (Fernando Botero, Ana Mercedes Hoyos, Jim e Olga Amaral). Minha preferência se inclinou para a área republicana com as varandas de frente à piscina.
Entrando em meu quarto superior bem espaçoso e acolhedor, sobre a pequena mesa no canto da parede, encontro um deleitoso prato recheado de frutas e macarons com sabores tropicais de “boas vindas”. A cama king-size assegurou sete noites de excelente sono, e posso dizer que as atualizações da arquitetura mantiveram uma estética moderna e confortável.
As comodidades incluem uma máquina “Nespresso”, perfumaria “Lanvin”, wifi gratuito, roupão, chinelos, um armário espaçoso e um cofre inteligente. Na varanda, encontrei-me relaxando muitas vezes nas tardes saboreando frutas, degustando vinho branco e observando os hóspedes na piscina.
Comer e Beber no Santa Clara
1621
O antigo refeitório do convento abriga hoje o premiado restaurante “1621”.
Classificado como um dos cinco melhores restaurantes da Colômbia, o cardápio combina técnicas “Cordon Bleu” com os ingredientes mais frescos da costa colombiana. Lindo, sofisticado e completo pela veemência de sua história, o restaurante é extremamente popular entre os que visitam a cidade e muito convidativo para a cultura do vinho (vencendo cinco vezes no prestigiado “Wine Spectator Award of Excellence” com vinhos do velho e novo mundo). O restaurante funciona apenas para o jantar com uma oferta gastronômica sofisticada e a melhor atmosfera para uma experiência “al fresco”!

El Claustro
Já na antiga cozinha e padaria do convento, o restaurante “El Claustro”, oferece culinária internacional descontraída e está aberto do café da manhã ao jantar (buffet e à la carte).
É nele que apreciava meu café da manhã com uma grande seleção de frutas exóticas colombianas e meus “huevos benedictinos” feitos com arepas (massa feita com farinha de milho branco). Aliás, a Colômbia é um paraíso para os que não consomem glúten.

El Coro
Um bar-lounge que se destaca pela sua seleta carta de coquetéis, martinis e em especial, por oferecer um dos melhores mojitos da cidade portuária. Com ambiente acolhedor e sofisticado, de quinta a sábado, o bar é animado por shows ao vivo de ritmos caribenhos.
O Santa Clara é parte integrante da história de Cartagena e aproveitar algum tempo no hotel é viver a história de forma impossível de se replicar de outra maneira. Adicione luxo e conforto e você perceberá que esse hotel não é apenas o melhor da cidade, mas está entre os melhores do mundo.